quinta-feira, 2 de maio de 2013

Pronomes Átonos - Dicas de Português



1. ME TORNAREI ou TORNAREI-ME ou TORNAR-ME-EI o líder do grupo?Segundo a tradição, o certo é: “TORNAR-ME-EI o líder do grupo.”
“ME TORNAREI” deve ser evitado em textos formais ( = pronome átono no início da frase);
“TORNAREI-ME” é inaceitável ( = ênclise de verbo no FUTURO está sempre errada).
Quando o verbo está no FUTURO do Presente ou do Pretérito do Indicativo, podemos usar o pronome átono em MESÓCLISE:
“Encontrar-NOS-emos na próxima semana.”
“Realizar-SE-ia hoje a reunião.”

2. Eu ME TORNAREI ou TORNAR-ME-EI o líder do grupo?Tanto faz. As duas formas são aceitáveis.
A mesóclise ( = Eu TORNAR-ME-EI) está correta porque o verbo está no Futuro do Presente do Indicativo;
A próclise ( = Eu ME TORNAREI) é aceitável porque o sujeito ( = eu) aparece antes do verbo.
Vejamos outros exemplos:
“Nós ENCONTRAR-NOS-EMOS ou NOS ENCONTRAREMOS aqui.”
“A reunião REALIZAR-SE-IA ou SE REALIZARIA hoje.”

3. Eu não TORNAR-ME-EI ou ME TORNAREI o líder do grupo? O certo é: “Eu não ME TORNAREI o líder do grupo.”
A palavra negativa ( = não) é a causadora da próclise, mesmo com o verbo no FUTURO. Entre a próclise e a mesóclise, devemos usar a próclise.

4. O fato VAI-SE REPETIR ou VAI SE REPETIR?
Tanto faz. As duas formas são aceitáveis.
Segundo a sintaxe portuguesa, um pronome átono não poderia ficar solto ( = sem hífen) entre dois verbos. O certo seria: “O fato VAI-SE REPETIR.”
Entretanto, no Brasil, o uso consagrou e é perfeitamente aceitável pôr o pronome átono “solto” entre dois verbos: “O fato VAI SE REPETIR” ( = próclise do verbo principal).

5. A secretária não LHE DEVE ENTREGAR ou DEVE LHE ENTREGAR ou DEVE ENTREGAR-LHE os documentos?
Tanto faz. As três formas são aceitáveis.
A próclise ( = não LHE DEVE ENTREGAR) está correta, devido à palavra negativa ( = não);
A ênclise de verbo no INFINITIVO ( = não DEVE ENTREGAR-LHE) está sempre correta.
Observe outro exemplo:
“Não posso RECEBÊ-LO.”

6. TINHA-NOS ENTREGADO ou TINHA NOS ENTREGADO ou TINHA ENTREGADO-NOS a carta?
As formas corretas são: “TINHA-NOS ENTREGADO a carta” e “TINHA NOS ENTREGADO”.
A ênclise de verbo no PARTICÍPIO ( = ENTREGADO-NOS) está sempre errada.

RESUMINDO:
1. Em textos formais, evite começar frase por pronome átono;
2. Prefira, sempre que possível, a próclise;
3. Após o infinitivo, a ênclise está sempre correta;
4. A mesóclise só é possível quando o verbo está no futuro do indicativo;
5. A ênclise de verbo no futuro ou no particípio está sempre errada;
6. Em locuções verbais, prefira a próclise do verbo principal (= solto entre os verbos).

Teste da semana:

Assinale a opção que completa corretamente a frase “________ meio-dia e _______; no céu _____________ as trovoadas de verão.”
a) era / meia / anunciava-se;
b) eram / meio / anunciavam-se;
c) era / meio / anunciava-se;
d) era / meia / anunciavam-se;
e) eram / meia / anunciavam-se.

Resposta do teste:
Letra (d). O verbo SER fica no singular para concordar com “meio-dia”, que é singular. “Era meio-dia e meia”, porque é “MEIA hora”. A palavra MEIO, quando significa “metade”, é numeral fracionário e deve concordar: “meio litro”, “meia garrafa”, “meio limão”, “meia laranja”. No caso da terceira lacuna, temos a partícula apassivadora “se”. O sujeito do verbo ANUNCIAR é “as trovoadas de verão”, que está no plural. Portanto, o correto é “anunciavam-se as trovoadas de verão”, ou seja, “as trovoadas de verão ERAM ANUNCIADAS”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário