sexta-feira, 31 de maio de 2013

CUTIA - Biologia, ZOOLOGIA, Trabalho Escolar.


CUTIA


Animal irrequieto, sempre correndo de um lado para o outro e fuçando o chão, a cutia espalha muitas sementes, que assim se distribuem melhor antes de começarem a germinar.
Mamífero roedor da família dos dasiproctídeos, a mesma da paca, a cutia pertence ao gênero Dasyprocta, com sete espécies no Brasil. De pêlos compridos, ásperos e grossos, pernas posteriores mais longas, orelhas diminutas, dentes incisivos vermelhos e focinho peludo, as cutias atingem entre quarenta e sessenta centímetros de comprimento. A cauda é tão rudimentar que quase não aparece. A coloração tende ao castanho-escuro, com traços amarelos ou pretos.
Vivem em matas e capoeiras, abrigando-se durante o dia em tocas feitas por outros animais, ocos de pau, locas de pedra. Saem à boca da noite para se alimentar, roendo vegetais, frutas e sementes. Na mata, assustadas, emitem um som semelhante a um estampido surdo. Após uma gestação de cerca de três meses, a fêmea pare de dois a quatro filhotes.
Na Amazônia há uma pequena cutia de rabo, cutiá ou acutiuaia (Myoprocta exilis), cuja cauda, com mais de cinco centímetros, possui um tufo de pêlo na ponta. É típico dessa espécie sair à cata de alimentos em hora mais adiantada que as cutias comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário