quarta-feira, 29 de maio de 2013

DINÂMICA DAS POPULAÇÕES - Genética - Biologia - Trabalho Escolar - Trabalhos Escolares


A DINÂMICA DAS POPULAÇÕES


Uma população natural é formada pelo conjunto de indivíduos da mesma espécie, que ocupam uma certa área, num tempo determinado.
As populações estão continuamente sofrendo alterações em seu tamanho, devido às taxas de natalidade, mortalidade, imigração e emigração, mas o tamanho das populações naturais permanece em equilíbrio, em harmonia com os fatores abióticos que interferem na estrutura destas populações.
potencial biótico de uma população é a sua capacidade de reprodução e, portanto, de aumentar o número de indivíduos em certa área, em condições favoráveis.
Apesar de muitas espécies apresentarem um potencial biótico elevado como os insetos, peixes, ostras entre outras, ao longo do tempo as populações mantêm-se constantes devido a ação da resistência ambiental.
resistência ambiental é a própria ação da seleção natural sobre as populações, tais como a limitação de alimento e espaço, competição intra e interespecífica, predação, parasitismo, entre outros fatores.
O gráfico a seguir mostra o comportamento da curva de crescimento das populações naturais com a interferência da resistência ambiental.



O crescimento de uma população natural obedece a uma curva sigmóide conforme observado no gráfico acima, onde podemos notar várias fases no crescimento populacional.
Fase A: crescimento lento, fase de adaptação da população ao ambiente, também chamada de fase lag.
Fase B: crescimento acelerado ou exponencial, também chamada de fase log.
Fase C: a população está sujeita aos limites impostos pelo ambiente, a rsistência ambiental é maior sobre a população.
Fase D: estabilização do tamanho populacional, onde ocorre oscilações do tamanho populacional em torno de uma média.
Fase E: é a curva teórica de crescimento populacional sem a interferência dos fatores de resistência ambiental.


1. Densidade Populacional
A densidade populacional é definida como sendo o número de indivíduos de uma espécie que ocupam uma certa área num ambiente terrestre ou certo volume num ambiente aquático.
Através da densidade populacional pode-se comparar diferentes populações em relação ao espaço ou volume ocupado em diferentes ecossistemas.
Existem alguns fatores que interferem diretamente na densidade das populações como a taxa de natalidade (N), taxa de mortalidade (M), taxa de imigração (I) e a taxa de emigração (E), que podem ser consideradas como atributos de uma população.
A taxa de natalidade é a velocidade com que os indivíduos nascem e são adicionados à população, dependendo do potencial biótico da população.
A taxa de mortalidade é a velocidade com que os indivíduos morrem e são eliminados da população, sendo dependente de fatores como a predação, o parasitismo, doenças, entre outros.
A taxa de imigração é a velocidade com que indivíduos provenientes de outras áreas entram numa população.
A taxa de emigração é a velocidade com que indivíduos deixam uma população e dirigem-se para outras áreas.


2. Os Fatores Abióticos e Bióticos sobre as Populações
O tamanho das populações é regulado pela interferência de fatores bióticos ou ambientais que atuam como fatores de seleção natural como predatismo, parasitismo, competições, entre outras.
Os fatores abióticos que interferem no tamanho das populações estão relacionados ao ambiente onde esta população está presente como a umidade, salinidade, pH, temperatura, oxigenação, entre outros.

3. O Crescimento Populacional da Espécie Humana
A população humana apresenta um comportamento de crescimento populacional diferenciado em relação às demais populações naturais, apresentando uma curva de crescimento em "J", com crescimento populacional acelerado, numa fase log acentuada como podemos observar pelo gráfico representado abaixo.


O crescimento populacional humano é diferente de qualquer outra população natural, pelo fato de estar em contínuo crescimento, pois os mecanismos de seleção natural que atuam nas populações naturais, não atuam da mesma forma na população humana devido aos avanços tecnológicos na agricultura para produção de alimentos, as cirurgias, a produção de antibióticos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário