sexta-feira, 31 de maio de 2013

GAZELA - Biologia, ZOOLOGIA, Trabalho Escolar.


GAZELA


Cantada e admirada pelos poetas árabes, que viam nela um símbolo de graça e beleza, a gazela é um mamífero de grande delicadeza de movimentos, cuja elegância alia-se a uma prodigiosa agilidade, que lhe permite quase sempre escapar de seus predadores.
As gazelas são mamíferos artiodáctilos que pertencem à família dos bovídeos. Várias espécies do gênero Gazella são encontradas em diversas áreas da África e Ásia, em geral em regiões áridas ou de vegetação escassa, onde conseguem passar muito tempo sem beber água; quando esta é escassa ou totalmente inexistente, elas extraem dos vegetais o líquido necessário para sua sobrevivência.
Animais esbeltos, de pescoço longo e patas compridas, adaptadas à corrida e ao salto, as gazelas em movimento constituem um dos mais belos espetáculos da natureza. Ambos os sexos possuem chifres, que nos machos se apresentam total ou parcialmente anelados  e geralmente têm formato de lira. Reúnem-se em manadas, que chegam a ter várias centenas de animais. O tamanho da gazela varia segundo a espécie, e sua altura (até a parte mais alta do lombo) varia de sessenta a noventa centímetros. O pêlo, curto, é na maioria marrom ou avermelhado, com franjas negras nos flancos de algumas espécies. O período de gestação é de cerca de cinco meses.
As espécies mais conhecidas são a gazela de Grant (G. granti) e a de Thomson (G. thomsoni), encontradas nas savanas da África oriental; a gazela comum ou dorcas (G. dorcas), do norte da África e do Oriente Médio; e a gazela persa (G. subgutturosa) que vive em diversas áreas da Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário