quinta-feira, 23 de maio de 2013

Geógrafo - Geografia - Trabalho Escolar - Trabalhos Escolares



Geógrafo

Geógrafo é o profissional cuja área de estudo é a interação entre a natureza e a sociedade. O Geógrafo pode ser Bacharel e Licenciado. O Bacharel possui habilitação para trabalhar com estudos ambientais, planejamento regional, mapeamentos e diversas outras atribuições. O Licenciado possui habilitação para lecionar Geografia. Embora sejam habilitações e atribuições profissionais distintas, a Geografia é uma só. O Bacharel em Geografia possui as atribuições definidas pela lei federal 6664 de 1979 e órgão que fiscaliza a atuação profissional no Brasil é o CONFEA e suas regionais CREAs.

Os Geógrafos são historicamente conhecidos como profissionais ou cientistas que elaboram mapas que mais especificamente é a área de estudo chamada de cartografia, um dos temas da Geografia, assim como a climatologia e a geomorfologia. Os estudos de um Geógrafo não são apenas os detalhes físicos do ambiente, mas também seus impactos sobre as pessoas e sobre a natureza, percorrendo a ecologia, o tempo e os climas padrões de cada localização, sem contar a economia e também a cultura. Esses estudos são muitas vezes especialmente centrados nas relações entre estes elementos.1

Os Geógrafos identificam, analisam e interpretam a distribuição e disposição das formas e de outras características da superfície terrestre. Os mais modernos geógrafos estão frequentemente envolvidos na resolução de problemas ambientais (aquecimento global, por exemplo). Eles também vêm sendo os principais profissionais em sistemas de informação geográfica e cartográfica. O mercado de trabalho está em crescimento para os Geógrafos em função da crescente preocupação da sociedade com o meio ambiente. As transformações ambientais despertaram a sociedade para a necessidade planejamento de sua atuação sobre o meio em que vive. Deslizamentos de terra, enchentes, esgotamentos de recursos, poluição das águas e do ar são preocupações da sociedade atual. O Geógrafo é um dos profissionais que trabalha para solucionar essas questões e planejar a melhor ocupação do espaço pelo homem. Os Geógrafos trabalham em agências públicas e privadas (que lidam com impactos ambientais), planejamento e gestão ambiental e territorial. Pode-se destacar a atuação dos Geógrafos em instituições como o IBGE, Ministério do Planejamento, Agência Nacional de Águas e diversos órgãos estaduais e municipais no setor público e também em empresas de engenharia, consultoria ambiental, gestão ambiental, geomarketing entre outras no setor privado.

A famosa pintura ao lado, intitulada O Geógrafo, de Johannes Vermeer, é muitas vezes ligada ao astrônomo Vermeer. Essa pintura representa a crescente influência e o aumento da proeminência da investigação científica na Europa na época em que fora pintada, entre 1668 e 1669.

Área de estudos

Geografia física - Incluindo Geomorfologia, Hidrologia, Glaciologia, Biogeografia, Climatologia, Pedologia, Oceanografia e Geodésia.
Geografia humana - Incluindo Geografia urbana, Geografia cultural e Geografia econômica.
Apesar de existirem numerosas áreas de estudo dentro da geografia, a importância específica é focada sobre a relação homem/natureza. Como exemplo, pode-se ver a atuação de muitos Geógrafos em estudos de impacto ambiental em que, não só os aspectos físico e bióticos são estudados, mas também os aspectos humanos.
A National Geographic Society identifica cinco grandes temas-chaves para geógrafos:
locação/localidade
lugar
envolvimento e interação humana com este local
movimento/desenvolvimento em geral deste local
regiões2
Funções

A profissão de geógrafo exige em geral uma formação ampla e crítica, dado o fato de lidar com uma grande variedade de temas, que vão da sociedade à natureza. Dentro dessa perspectiva, ele pode exercer uma série de funções; as principais funções do geógrafo são:

dedica-se ao planejamento territorial ambiental e regional, estudando áreas urbanas e rurais, o que envolve análises econômicas e políticas de questões habitacionais, de dinâmica das classes sociais, da produção do espaço, bem como de preservação do patrimônio histórico;
contribuir para a área de cartografia, produzindo mapas temáticos e manipulando informações através de técnicas de geoprocessamento;
assessorar os órgãos públicos no traçado de limites de estados, municípios e regiões administrativas. Lida com a fotogrametria e o sensoriamento remoto, lendo e interpretando imagens produzidas por radares, aeronaves e satélites orbitais;
elaborar relatórios de impactos ambientais de obras de engenharia civil;
orientar projetos de empreendimentos turísticos e, sobretudo, projetos de desenvolvimento local, regional, nacional e mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário