segunda-feira, 29 de abril de 2013

Origem do modismo ‘a nível de’ e saiba como evitá-lo - ANTE AO EXPOSTO ou ANTE O EXPOSTO? - UM ÓCULOS ou UNS ÓCULOS? - EXOTÉRICO ou ESOTÉRICO? - Grafia - Modismos - Plural - Preposições - Matéria Português - Dicas de Português - Língua Portuguesa



Entenda a origem do modismo ‘a nível de’ e saiba como evitá-lo

A NÍVEL DE  ou  EM NÍVEL?

A expressão “a nível de” é um dos piores modismos criados nos últimos tempos. Além da preposição “a”, que deve ser substituída por “em”, somos obrigados a conviver com o maldito “nível” em situações absurdas, pois não há níveis: “A nível de debate…”; “…a nível de relatório…”; “…a nível de sentimento…”; “…a nível de espiritualidade…”.

É interessante observar que quem usa a expressão “a nível de” ainda faz pose: deve achar que está falando um português “belíssimo”.

A expressão EM NÍVEL DE é correta, mas só pode ser usada se houver “níveis”: “O problema só pode ser resolvido em nível de diretoria”; “A situação será analisada em nível federal”.

Quanto ao mar, é aceitável dizer “ao nível do mar” ou “no nível do mar”.



ANTE AO EXPOSTO ou ANTE O EXPOSTO?

Carta do leitor: “É comum em sentenças dos juízes usar a forma ‘ante ao exposto, julgo procedente a ação’. Os juízes portugueses também usam o ATÉ: ‘…até ao fim”. Já consultei um professor, e ele disse-me que o correto é ‘ante o exposto’. Segundo ele, é que não se pode usar duas preposições.”

Eu também não gosto de usar duas preposições: “ante ao exposto”, “até ao fim”, “para com”. “por entre”, “por sobre”…

O problema é usarmos o velho conceito de certo ou errado. A verdade é que, em Portugal, é frequente o uso de duas preposições: “ante ao exposto”, “ir até ao fim”. Não é, portanto, uma questão de estar errado. É, a meu ver, um problema de estilo, de uso.

Assim sendo, a minha preferência é:

“Ante o exposto, julgo procedente a ação”;

“Ele foi até o fim”;

“É preciso ter respeito pelo adversário” (em vez de ‘para com o adversário’);

“Passou a bola entre as pernas” (e não ‘por entre as pernas’);

“Chutou a bola sobre o travessão” (e não por sobre o travessão).

UM ÓCULOS ou UNS ÓCULOS?

Carta do leitor: “Pior do que dizer ‘um óculos’, que se ouve de conceituado show-man (perdão!) da televisão e equipa um médico em hospital dos Estados Unidos, é, penso, o abuso de expressões da língua inglesa, sem aspas, de permeio com outras tantas do nosso vernáculo.”

Li num bom jornal: “O médico coloca um capacete equipado com um óculos especial que …”

A palavra óculos só apresenta forma plural. É o mesmo caso de “núpcias, pêsames, parabéns…” O certo, portanto, é “…equipado com óculos especiais…”. Não se deve dizer “o óculos escuro quebrou”, e sim “os óculos escuros quebraram”.

EXOTÉRICO ou ESOTÉRICO?

Vejamos o que diz o dicionário “Aurélio”:

EXOTÉRICO: “Diz-se de ensinamento que, em escolas da antiguidade grega, era transmitido ao público sem restrição, dado o interesse generalizado que suscitava e a forma acessível em que podia ser exposto, por se tratar de ensinamento dialético, provável, verossímil.”

ESOTÉRICO: “Diz-se do ensinamento que, em escolas filosóficas da antiguidade grega, era reservado aos discípulos completamente instruídos; todo ensinamento ministrado a círculo restrito e fechado de ouvintes; compreensível apenas por poucos, obscuro, hermético.”

ESOTERISMO: “1. Doutrina ou atitude de espírito que preconiza que o ensinamento da verdade (científica, filosófica ou religiosa) deve reservar-se a número restrito de iniciados…; 2. Designação que abrange um complexo conjunto de doutrinas práticas e ensinamentos de teor religioso e espiritualista, em que se confundem influências de religiões orientais e ciências ocultas, associadas a técnicas terapêuticas, e que, supostamente, mobilizam energias não integrantes da ciência e que visam a iniciar o indivíduo no caminho do autoconhecimento, da paz espiritual, da sabedoria, da saúde, da imortalidade…”

Respondendo diretamente às perguntas dos leitores:

1o) Realmente existem as duas palavras. A diferença básica é que ESOTÉRICO refere-se a ensinamento para grupos restritos, e EXOTÉRICO para o público em geral, sem restrições.



DESAFIOS

1º) Qual é a forma correta?

a) A reunião será amanhã  AS  ou  ÀS 8h ?

b) A reunião será  A  ou  À  partir das 8h ?

c) A reunião só começará após  AS  ou  ÀS 8h ?

Respostas:

a) A reunião será amanhã às 8h;

b) A reunião será a partir das 8h;

c) A reunião só começará após as 8h.



2º) Se pousar na terra é aterrissar ou aterrizar, quero saber como seria:

a) pousar no mar;

b) pousar na Lua.

Respostas:

a) amerissar

b) alunissar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário