segunda-feira, 29 de abril de 2013

Certo’ e o ‘Errado’ na língua portuguesa - SÔGROS ou SÓGROS? - 1º) alejado ou aleijado? 2º) bandeja ou bandeija? 3º) colisão ou colizão? 4º) coalisão ou coalizão? - Matéria Português - Dicas de Português - Língua Portuguesa


O ‘Certo’ e o ‘Errado’ andam lado a lado na língua portuguesa

É importante lembrarmos que a normatização da linguagem corresponde, em geral, ao jogo do certo ou errado. Assim sendo, a norma é a regra daquilo que pode ou não ser usado na língua oral ou escrita. O perigo é transformar o conhecimento destas regras num mecanismo para discriminar os que não as dominam.

A norma é a marca do chamado padrão culto da língua, que é apenas uma das variantes linguísticas. O professor André Valente, em A linguagem nossa de cada dia, afirma: “Não há, em essência, variante linguística que seja superior a outras. Existe, sim, a que tem mais força e prestígio, a variante dos detentores do poder: da elite (econômica, política ou intelectual).”

Quanto aos gramáticos, é sempre bom lembrar que não há uniformidade de pensamento. Eles próprios não estão de acordo sobre o que significa correção na língua falada ou escrita. Há dois extremos perigosos: o conservador, que toma como padrão os textos considerados clássicos da nossa literatura, e o anárquico, que aceita tudo, que considera a língua um organismo que se desenvolve com total liberdade, abandonando completamente o conceito do certo ou do errado.

Entre o conservador e o anárquico, está o moderado. Eu, por exemplo. E como é difícil ser moderado!

Ser moderado é respeitar a tradição gramatical, quando há consenso entre os estudiosos, e estar com a mente aberta para as novidades, para os novos conceitos. Se a língua é viva, ela evolui, ela se transforma. Radicalizar é perigoso. E é impossível “engessar” qualquer língua.

Sou defensor do conceito da “aceitabilidade”, mas tenho total consciência de que é muito difícil estabelecer o que é obrigatório, o que é facultativo, o que é inapropriado, o que é grosseiro, o que é inadmissível…

Vamos ver um exemplo. Na minha opinião, o uso da expressão “a gente”, em vez do pronome “nós” é aceitável em qualquer texto coloquial. Na sentença de um juiz, em que a sociedade exige uma linguagem formal, a chamada linguagem “culta ou padrão”, o uso de “a gente” seria inapropriado, inadequado. Tão inadequado quanto eu dizer “ela esteve aqui conosco” num bate-papo informal na beira da praia. Como já disse outras vezes, “conosco” na beira da praia mais parece nome de biscoito: “Dá um conosquinho aí”.

Sei muito bem que o assunto é polêmico e que não se esgota com facilidade.



SÔGROS ou SÓGROS?

Carta de leitor: “Na sua coluna foi dito que certas palavras sofrem metafonia quando vão para o plural, tendo-se dado exemplos fogo, porco e sogro. Ora, segundo os gramáticos, o plural de sogro NÃO sofre metafonia. É uma exceção.”

Meu caro leitor tem alguma razão. Segundo a gramática do professor Evanildo Bechara e a do professor Rocha Lima, a palavra sogro não sofre metafonia no plural, ou seja, a vogal “o” mantém o som fechado (=“sôgros”).

Agora, veja o que dizem os professores Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo: “Por vezes diverge, na formação desses plurais, a norma culta de Portugal e a do Brasil. É o caso, por exemplo, dos substantivos almoço, bolso e sogro, que, no plural, apresentam a vogal aberta em Portugal e fechada no Brasil.”

É como eu vivo repetindo: não é uma questão de certo ou errado, e sim de adequação. Na fala lusitana, a vogal é aberta (=”sógros”); no Brasil, falamos “sôgros”. Devemos é respeitar as variantes linguísticas.



O DESAFIO

Qual é a forma correta?



1º) alejado ou aleijado?

2º) bandeja ou bandeija?

3º) colisão ou colizão?

4º) coalisão ou coalizão?



Respostas: aleijado, bandeja, colisão e coalizão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário