quinta-feira, 25 de abril de 2013

ORIGAMI - O origami enquanto arte e sua popularização. - Artes - Trabalho Escolar



Origami

Origami é a arte da dobradura de papel. A palavra é oriunda do japonês ori, que significa dobrar, e kami, que significa papel. A arte milenar consiste na criação de objetos e formas a partir de um pedaço de papel quadrado, sem cortá-lo, onde as faces podem ser de cores diferentes.

Muito praticada no Japão, a cultura do Origami japonês, que se desenvolveu desde o período Edo, diferencia-se das outras por cortar o papel durante a criação do modelo ou iniciar com outras formas de papel que não a quadrada, podendo ser retangular, circular, etc.

De acordo com a cultura japonesa a pessoa que fizer mil origamis pode ter um pedido realizado.

O origami popularizou-se na proporção em que o papel tornou-se menos caro, com o desenvolvimento de métodos mais simples para sua criação.

O origami difundiu-se como atividade recreativa no Japão com a publicação do livro Kan no mado, em 1845, esse continha uma coleção de aproximadamente 150 modelos de origami que estabeleceu o modelo do sapo, muito conhecido atualmente.

Os estudiosos acreditam que a arte do origami tenha originado junto com o papel. Os primeiros registros do surgimento do papel vêm da China, no ano de 105 d.C.

Em 1950, ocorreu a grande divisão entre a antiga e a nova dobragem do papel, período que o trabalho de Akira Yoshizaka tornou-se conhecido. Yoshizaka foi responsável pela criação da idéia da dobragem criativa e pela invenção de todo um conjunto de métodos que permitia dobrar uma série de animais e pássaros que em nada tinha haver com o origami do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário