sábado, 18 de maio de 2013

HIPOPÓTAMO - Biologia - Trabalhos Escolares - ZOOLOGIA



HIPOPÓTAMO


Animal corpulento, o hipopótamo ergue constantemente a cabeça de forma intempestiva, na superfície dos lagos e rios, o que lhe confere uma aparência de ferocidade totalmente enganosa, pois é extremamente pacífico.
O hipopótamo (Hippopotamus amphibius) é um mamífero artiodáctilo caracterizado pelo corpo volumoso e cilíndrico, patas curtas e cabeça grande, com olhos e orifícios nasais proeminentes. Chega a medir mais de cinco metros de comprimento e alcança de três a quatro toneladas de peso. O corpo, de cor acinzentada, é desprovido de pêlo. A boca, que o animal pode abrir desmesuradamente, é provida de poderosos dentes incisivos e caninos. Em terra, o hipopótamo é capaz de galopar mais depressa do que um homem consegue correr em percursos breves. Sua voz é um grunhido sonoro ou um urro.
A área de distribuição do hipopótamo ("cavalo do rio", em grego) abarca grande parte do continente africano ao sul do Saara. Freqüenta lagos, rios e grandes charcos, onde encontra seu alimento básico: capim, hastes verdes e vegetação aquática. Vive em rebanhos de vinte a quarenta indivíduos, em território defendido pelo líder do bando. A invasão de um macho adulto em território de outro pode ocasionar espetacular confrontação, em que os dois abrem suas bocarras e se ameaçam, embora raramente cheguem ao confronto físico. A gestação do hipopótamo dura cerca de 230 dias e resulta em uma só cria, que com freqüência monta na mãe enquanto ela nada ou flutua na água.
Uma outra espécie, o hipopótamo anão (Choeropsis liberiensis), restrita à África ocidental equatorial, alcança no máximo 240kg e 1,70m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário