segunda-feira, 8 de abril de 2013

Numerais - Matéria Português



Os numerais pertencem a uma classe de palavras variáveis, pois indicam quantidade exata de seres ou a posição ocupada pelo ser. Podem ser utilizados individualmente representando substantivos (dois e dois são quatro), ou como adjetivos (três canetas, dois lápis; quinto ano).

Tipos de numerais

Os numerais classificam-se em:

Cardinais: números naturais utilizados para a contagem de objetos, também valem como adjetivos ou substantivos.

Ordinais: indicam ordem ou sucessão numérica de seres ou de objetos. (Ex.: O primeiro cartão chegou hoje.)

Multiplicativos: exprimem multiplicação. (Ex.: Lucrou-se o dobro do ano passado.)

Fracionários: indicam a divisão da quantidade. (Ex.: Um triplo dos alunos compareceu.)


Algarismos ou numerais?

Durante determinada produção textual você faz uso dos números, mas não sabe se deve empregar algarismos ou numerais. Geralmente nos deparamos com numerais na maioria dos textos, pois são mais fáceis e rápidos no processo de escrita e leitura. Agora é o momento de entender em quais situações devemos utilizar o algarismo ou o numeral.

Em textos publicitários, jornalísticos, catalogais etc., o correto é utilizar o numeral até 10, em casos que o numeral for superior a 10, deve-se usar o algarismo. Todavia, para cem e mil deve-se utilizar o numeral também.

Os dois candidatos participaram do segundo turno nas eleições de 2011.

A cada 30 crianças, 20 já sofreram bullying.

Em situações em que a grafia de horas seja exigida, utiliza-se os algarismos em vez de numerais. Entretanto, há uma grande confusão no momento de abreviar a palavra horas, por isso atente-se ao exemplo.

As provas iniciam às 8 h 30 min.

Observe que a palavra horas foi abreviada por h e minutos por min. Outro fato importante é que entre o algarismo e abreviatura (8 h) deve haver um espaço, assim como entre h e algarismo (30). Não há ponto final após a abreviatura de horas, nem de minutos, no exemplo citado isso ocorreu porque coincidiu com o final da oração.

Também é bom usar algarismos ao se referir a anos, telefones, datas ou dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário