quarta-feira, 3 de abril de 2013

John Fitzgerald Kennedy



Político norte americano
Biografia de John Fitzgerald Kennedy:


John Fitzgerald Kennedy (1917-1963) foi um político norte americano. Eleito presidente em 1960 e assassinado em 1963. Foi o mais jovem presidente eleito nos Estados Unidos. Foi o primeiro norte americano de ascendência irlandesa e religião católica a ocupar a Casa Branca. Estudou em Harvard e impressionou os professores pelo talento para escrever. Embora com saúde frágil, alistou-se na Marinha e foi designado para o Serviço de Inteligência Naval. Foi eleito com vitória esmagadora, para a Câmara de Deputados por Massachusetts. Foi reeleito duas vêzes. Em 1952 iniciou sua campanha para o Senado, ganhou com 51% dos votos. Nas eleições para o Senado, em 1958, conseguiu 73% dos votos. Em 1960 foi eleito presidente. No dia 22 de novembro de 1963 foi assassinado na cidade de Dallas no Texas.

John Fitzgerald Kennedy (1917-1963) nasceu no dia 29 de maio, em Brookline, Massachusetts, Estados Unidos. Filho de Joseph Kennedy e Rose Fitzgerald, rica família católoca. Tiveram nove filhos, O mais velho Joseph Patrick Jr., Jonh Kennedy, Rosemary, Kathleen, Eunice, Patricia, Robert, Jean e Edward o caçula.

John Kennedy frequentou escolas particulares antes de ingressar na Choate, escola tradicional de Wallingford Connecticut. Mesmo com a saúde frágil, frequentava o time de futebol da escola e era popular entre os colegas. Em 1935 ingressou na Universidade de Princeton, mas abandonou por questões de saúde. Ficou dois meses em tratamento num hospital, em seguida vai para uma fazenda se recuperar. Em 1936 matricula-se na Universidade de Harvard, impressionando os professores pelo talento para escrever. Voltou ao futebol e sofreu uma ruptura na coluna, problema que o atormentou pelo resto da vida.

Seu pai foi para Grã Bretanha, nomeado Embaixador dos Estados Unidos, em 1937, John ainda estudava em Harvard. Viajou para Europa onde passou todo o ano que precedeu a segunda Guerra. Acompanhou os acontecimentos, recolheu dados sobre a política inglesa de apaziguamento no pré-guerra e em julho de 1940 apresentou sua tese de conclusão de curso. Depois publicada em livro com o título Por que a Inglaterra dormia?, que logo tornou-se Best-seller.

John Kennedy alistou-se no exército mas pela saúde frágil foi recusado. Foi aceito na Marinha em 1941 e designado para o Serviço de Inteligência Naval. A guerra prosseguia, em julho de 1942 alistou-se para integrar a tripulação de barcos torpedeiros. No comando de uma patrulha em Tulagi, uma das Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, foi atacado por um destróier japonês. Conseguiu salvar sua tripulação. Seis dias depois os sobreviventes foram resgatados. Tornou-se um herói da Guerra do Pacífico.

John Kennedy empregou-se como repórter da rede de jornais Hearst onde cobriu a Seção da abertura da ONU e as eleições inglesas depois da renúncia de Winston Churchill. Em abril de 1946 candidatou-de para Câmara dos Deputados por Massachusetts, com seu irmão Robert participando da campanha. Em novembro com uma vitória esmagadora dá início a sua carreira política.

Em 1947 viajou para Europa. Em Londres Kennedy adoeceu e os médicos diagnosticaram doença de Addison, um mau funcionamento das glândulas supra-renais. Tratado, mas achando que não viveria muito tempo, passou a viver cada dia como se fosse o último. Foi reeleito em 1948 e em 1950.

Com anseio de participar da política externa, candidatou-se ao Senado. Impressionou-se com a situação do Vietnam, envolvido numa guerra de libertação contra os colonizadores franceses. Em abril de 1952 iniciou sua campanha, ganhou com 51% dos votos. Em 1953 casa-se com Jacqueline Bouvier, de família rica da alta sociedade de Washington. Foi o casamento do ano.

John Kennedy, com sérios problemas na coluna, foi operado em 1954, contraindo uma infecção hospitalar, entrou em coma. Recuperado volta para casa às vésperas do natal. Durante a recuperação escreveu Perfis de Coragem, que ganhou o Prêmio Pulitzer de 1957.

Mesmo sofrendo uma derrota dentro do partido, para o cargo de vice-presidente em 1956, seu desempenho agradou e tornou-se mais popular. Em 1957 nasce sua filha Caroline. Nas Eleições para o Senado, em 1958, consegue 73% dos votos. No dia 2 de janeiro de 1960 anunciou oficialmente sua candidatura para presidente. Em julho de 1960 consegue sua primeira vitória, foi indicado cadidato à presidência do Partido Democrata, com Lyndon Johnson para vice-presidente. Em novembro de 1960 derrotou Nixon por uma pequena margem de votos. Em novembro nasce Jonh Fitzgeralg Jr.

Em 30 de janeiro de 1961 Kennedy fez seu primeiro pronunciamento oficial no Congresso. Em seu governo Kennedy enfrentou além da miséria, a discriminação racial nos Estados Unidos, o comunismo na América Latina, especialmente em Cuba, conflitos na África, guerras civis e compromissos de assistência com os países do sudeste da Ásia, a aceleração da corrida armamentista e a guerra fria entre Estados Unidos, União Soviética e China.

Em março de 1961 aprovou a formação do Corpo da Paz, chefiado por Robert Shriver, seu cunhado, formado por grupos voluntários norte-americanos, a serviço de nações menos desenvolvidas. Em abril fracassa na tentativa de invasão de Cuba na Bahia dos Porcos. Em março de 1962 anuncia a retomada dos testes nucleares na atmosfera. Em julho de 1963 submete o projeto de lei dos direitos civis à aprovação do Congresso.

John Fitzgerald Kennedy e Jaqueline, desfilando em carro aberto, sorriam e acenavam para o povo, no dia 22 de novembro de 1963, durante uma visita à cidade de Dallas, no Texas. O cortejo entrou na praça Dealey. De repente da janela do sexto andar de um depósito de Livros, um homem apontou uma arma e atirou. o Presidente Kennedy foi atingido fatalmente por duas balas, uma na garganta e outra na cabeça. Os tiros foram disparados por Lee Oswald, que foi preso e dois dias depois foi morto a tiros diante das câmeras de televisão por Jack Ruby.

John Kennedy foi enterrado no dia 25 de novembro de 1963, no Cemitério Nacional de Arlington, com a presença de 92 líderes de outras nações. Milhares de pessoas saíram às ruas para prestar a última homenagem ao presidente morto. Acompanhada dos dois filhos Jaqueline acendeu a tocha do fogo eterno sobre o túmulo de Kennedy.



Informações biográficas de John Fitzgerald Kennedy:
Data do Nascimento: 29/05/1917
Data da Morte: 22/11/1963
Morreu aos 46 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário