terça-feira, 16 de abril de 2013

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Fórmula 1 - Um esporte elitizado que atrai olhos de todos os lugares do mundo

Entre todos os tipos de esporte de velocidade sobre quatro rodas, a Fórmula 1 é, sem dúvida, aquele que apresenta maior público, prêmio, luxo e glamour. Trata-se de um evento curioso porque, ao contrário de qualquer outro esporte onde é o atleta o centro das atenções, na Fórmula 1 a estrela é o carro. É claro que os pilotos fazem a sua parte, mas é preciso lembrar que a parte deles serve para mostrar a potencialidade da máquina que ele dirige.

Mais curioso ainda é pensar como um esporte tão elitizado atrai olhos de todos os lugares do mundo. Qualquer piloto de Fórmula 1 inicia sua carreira dirigindo um kart que, embora acessível para algumas pessoas, é um lazer bastante caro para muitas delas. Ou seja, se até um simples kart não é acessível à maioria da população mundial, imagine então uma Fórmula 1? A cidade de São Paulo acaba de sediar uma prova do circuito de 2010 e o ingresso para uma pessoa assistir ao treino e à corrida custava, em média, 1.500 reais. Resumindo, é realmente uma minoria que consegue apreciar esse esporte ao vivo.

Mesmo assim, todos os anos o campeonato de Fórmula 1 é transmitido na televisão brasileira e com um índice bastante significativo de audiência. E o Brasil, junto com a Alemanha, apresenta-se como o segundo lugar na lista de países com maior número de campeonatos mundiais conseguidos, perdendo apenas para a Inglaterra. Enquanto a Inglaterra tem 9 títulos mundiais, o Brasil e a Alemanha têm oito. Três de nossos títulos foram conquistados por Ayrton Senna, três deles por Nelson Piquet e dois por Emerson Fittipaldi.

Os campeonatos de Fórmula 1, organizados pela FIA – Federação Internacional de Automobilismo – iniciaram-se em 1950, como uma reformulação dos Grandes Prêmios europeus disputados no início do século XX. Na primeira década dos campeonatos havia uma cor de carro designada para cada país que disputava a prova. Assim, os alemães tinham carro branco, os franceses azuis, verdes para os ingleses e os vermelhos eram italianos.

A década de 60 foi marcada pela fabricação artesanal de carros vencendo provas sobre as grandes empresas que já despontavam ali. No entanto, esse episódio durou pouco. Logo depois, as grandes montadoras de automóveis já despontavam com melhores desempenhos na pista. Assim, esse monopólio das grandes montadoras sobre o esporte vem se tornando cada vez mais forte com o passar do tempo.

Atualmente, uma temporada de Fórmula 1 é composta por 19 Grandes Prêmios, que são distribuídos durante o ano, de modo que cada um deles seja disputado em uma pista diferente. É bom lembrar que as pistas em que as disputas ocorrem podem sofrer variações de temporada para temporada. No que se refere ao ano de 2010, os Grandes Prêmios foram realizados nos seguintes locais: Bahrein, Austrália, Malásia, Chile, Espanha, Mônaco, Turquia, Canadá, Europa, Reino Unido, Alemanha, Hungria, Bélgica, Itália, Cingapura, Japão, Coreia do Sul, Brasil e Emirados Árabes. Deve-se destacar a prova disputada em Cingapura: iniciado em 2008, esse Grande Prêmio traz o diferencial de ser uma prova noturna. Trata-se da única disputa da temporada que ocorre no período noturno, o que costumeiramente incita uma certa ansiedade nos pilotos.

O piloto campeão da temporada de 2010 foi o alemão Sebastian Vettel, piloto da equipe Red Bull Racing. Apenas para fins ilustrativos, serão elencados os campeões (piloto e equipe) das últimas dez temporadas:

2000: Michael Schumacher – Ferrari;
2001: Michael Schumacher – Ferrari;
2002: Michael Schumacher – Ferrari;
2003: Michael Schumacher – Ferrari;
2004: Michael Schumacher – Ferrari;
2005: Fernando Alonso - Renault;
2006: Fernando Alonso – Renault;
2007: Kimmi Raikkonen - Ferrari;
2008: Lewis Hamilton – Mc Laren;
2009: Jason Button – Brawn;
2010: Sebastian Vettel – Red Bull.

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