segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dica para retirar manchas de tinta de caneta da roupa



Retirar manchas de tinta de caneta da roupa

A dica de hoje é uma dica que pode ajudar imenso a recuperar uma peça de roupa que se encontra manchada com tinta de caneta.

As nódoas (manchas) são uma verdadeira dor de cabeça, e eu que o diga.
No mercado existem "tira-nódoas" para todo o tipo de manchas mas existem alternativas, existem dicas ou "truques caseiros" que nos ajudam a tirar essas manchas (nódoas).
Usar essas dicas caseiras é uma boa forma de poupar dinheiro pois os ditos "tira-nódoas" são caros.




Eu descobri esta dica para remover manchas de tinta de caneta da roupa por mim mesma.
Eu tinha uma camisa em algodão manchada com tinta de caneta, não tinha nenhum "tira nódoas" dos ditos industriais.
Uma amiga minha, por telefone, disse-me que se eu mergulhasse a camisa (parte com a nódoa) em leite quente as manchas de tinta sairiam. Ora bem, segundo ela eu teria de deixar a camisa de molho no leite quente durante 2 horas, após esse tempo, bastaria esfregar as manchas com um pano molhado que as manchas seriam removidas. Comigo essa dica não funcionou. Grande parte da mancha saiu mas como a camisa era branca notava-se que a mancha estava lá.
Desiludida e sem querer desesperar, lembrei-me que eu antes de colocar as camisas brancas na máquina de lavar roupa, costumava lavar os colarinhos e os punhos das camisas com shampoo (xampú) ou detergente da loiça para que estes ficassem bem brancos. Dica que a minha avó e minha mãe usavam/usam e que eu já aqui publiquei no Util Dicas, ver aqui o artigo:
- Dica para lavagem de camisas.

Resolvi experimentar e coloquei detergente da loiça (era mesmo um detergente de "marca branca", marca barata) na mancha de tinta. Deixei o detergente atuar durante 1 hora (enquanto fazia o jantar), passado esse tempo peguei num pano de algodão seco e esfreguei a mancha de tinta.
Resultado: A mancha de tinta tinha desaparecido. Fiquei maravilhada. Coloquei a camisa na máquina de lavar roupa conjuntamente com outras roupas brancas. Após lavagem e secagem da camisa constatei que a camisa estava bem limpinha, sem manchas de tinta de caneta, parecia que nunca tinha existido uma mancha.
Com base nesta minha "descoberta" deixo-vos aqui a minha dica caseira para retirar manchas de tinta de caneta da roupa em algodão.

Dica para retirar manchas de tinta de caneta da roupa:
- Coloque detergente da loiça de forma a cobrir toda a mancha de tinta. Deixe atuar ("secar") no mínimo durante 1 hora. Após esse tempo, esfregue bem a "mancha de tinta" com um pano seco para retirar a mancha e detergente ressequido. Lave a camisa normalmente.

Esta dica funciona em roupa de algodão, não experimentei sobre outros tecidos.
Mais tarde ou mais cedo você irá ter uma peça de roupa manchada com tinta de caneta e por isso aconselho a que imprima ou anote esta dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário